Home » Acessibilidade em Tiradentes

Acessibilidade em Tiradentes: é uma boa cidade para PcD?

Tiradentes é uma cidade bonita, cheia de história e casinhas antigas. Mas, infelizmente, para algumas pessoas, é difícil andar por aqui, o que torna a acessibilidade em Tiradentes um certo desafio.

As ruas são feitas de pedras irregulares e as calçadas são altas, atrapalhando quem tem dificuldade de se movimentar. Isso faz com que algumas partes da cidade sejam difíceis de visitar para todo mundo.

Então, se você é ou deseja visitar Tiradentes com uma Pessoa com Deficiência (PcD), vem comigo neste breve guia saber detalhes de como é a acessibilidade por aqui!

Como é a acessibilidade em Tiradentes?

Como morador de Tiradentes, posso dizer que esta é uma cidade linda, rica em história e prédios antigos. Mas, infelizmente, a acessibilidade por aqui costuma ser um desafio para PcDs.

Isso acontece porque as ruas têm um tipo de calçamento chamado paralelepípedo, o que pode dificultar a locomoção, principalmente para quem tem alguma dificuldade de andar.

Além disso, as calçadas são altas, o que torna complicado para cadeiras de rodas e para quem precisa de apoio para andar.

Essas barreiras físicas podem limitar a experiência de visitantes com mobilidade reduzida, dificultando o acesso a pontos turísticos e históricos.

Apesar desses obstáculos, devo ressaltar o potencial da cidade em se tornar mais inclusiva. Com investimentos em adaptações, como rampas e calçadas mais planas, Tiradentes poderia se tornar um destino mais acessível para todos.

Eu sou um dos que cobram melhorias para a cidade, para que todos possam aproveitar e conhecer os lugares legais daqui. E tenho fé que conseguiremos essa vitória muito em breve.

Afinal, promover a acessibilidade não é apenas uma questão de conveniência, mas também de justiça social.

Ao tornar a cidade mais fácil de circular, ela se torna acolhedora para todos os visitantes, independentemente de suas habilidades físicas.

Sem falar que iniciativas nesse sentido não apenas beneficiam os turistas, mas também os moradores locais, promovendo uma comunidade mais integrada e solidária.

Tiago Balestra
Tiago Balestra

Proprietário da Pousada Residência Balestra, mineiro de Santa Rita do Sapucaí, 43 anos. Sou uma pessoa centrada e que gosta de receber seus hóspedes de forma cordial com toda a atenção merecida, deixando-os que se sintam em casa. Casado com Roseli, tenho dois filhos e não poderia deixar de falar dos meus pets, que me fazem companhia todos os dias, inclusive na recepção aos hóspedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Tiradentes!