Home » Trilhas em Tiradentes

Quais as melhores trilhas em Tiradentes? Veja minhas dicas

Se você está em busca de experiências autênticas e conexão com a natureza, você veio ao lugar certo. Hoje, vou guiar você por algumas das trilhas em Tiradentes mais incríveis da nossa região.

De trilhas suaves para iniciantes a percursos desafiadores para os mais experientes, a Serra de São José guarda uma variedade de maravilhas naturais prontas para serem exploradas.

Vamos lá!

As 5 melhores trilhas em Tiradentes

1. Trilha do Carteiro

A Trilha do Carteiro é uma das mais famosas em Tiradentes. Ela tem início no bairro Cascalho.

O percurso inicial é rústico, composto por trechos de terra que logo se transformam em um caminho de pedras (a histórica Calçada dos Escravos).

Esta trilha íngreme nos leva a um mirante no topo da imponente Serra de São José — e claro que fazemos uma parada na Cachoeira do Carteiro.

A caminhada, em média, demanda uma hora e meia no trajeto de ida, atravessando trechos preservados de Mata Atlântica. Ao todo, a trilha tem cerca de 4 km de extensão.

Apesar do esforço moderado, a visão panorâmica do cume é simplesmente deslumbrante, proporcionando um panorama cativante de Tiradentes, do bairro de Águas Santas, em Prados, e das majestosas montanhas de Minas Gerais.

Informações úteis

  • Distância percorrida: 4 km
  • Dificuldade da trilha: moderada
  • Nota Wikiloc: 4,2
  • Precisa de guia: não

2. Travessia Serra São José

A Travessia da Serra São José é, sem dúvida, uma das experiências mais cobiçadas para os amantes da natureza.

Esta trilha de 9 km nos leva de Tiradentes a Águas Santas, pode ser desfrutada de duas maneiras distintas: uma caminhada de seis horas, com dificuldade moderada, ou de carro pela estrada Parque Passo dos Fundadores.

Eu, particularmente, prefiro o trajeto a pé, apesar da dificuldade moderada.

O ponto de partida é indicado por placas para a pousada da trilha. Passando pela pousada, basta percorrer alguns metros até alcançar a entrada da trilha.

Vale ressaltar que, apesar da ausência de sinalização durante a trilha, todo o caminho é bem demarcado. Se você continuar na trilha principal, não tem erro.

Informações úteis

  • Distância percorrida: 9 km
  • Dificuldade da trilha: leve a moderada
  • Nota Wikiloc: 4,9
  • Precisa de guia: não

3. Trilha da Caixa D’Água

Se você prefere fazer trilhas de bicicleta, a minha indicação é a Trilha da Caixa D’Água.

O trajeto se inicia ao lado da estação ferroviária de Tiradentes. No começo a estrada é de terra, mas logo encontramos uma boa estrada de chão.

Na fase inicial (na estrada de terra), a trilha é leve, com praticamente nenhuma subida, poucos carros e quase nenhuma pessoa.

Ao chegar na Estação Ferroviária de Prados, seguimos no sentido para Bichinho. Aqui é onde começa o trecho asfaltado (e o mais desafiador).

Durante a trilha, nós podemos ver uma capela, a Casa Torta, a igreja Nossa Senhora da Penha e antiga caixa de água que abastecia a cidade.

Apesar de enfrentar algumas boas subidas ao longo do caminho, esta trilha de aproximadamente 39 km é classificada como de dificuldade moderada.

Informações úteis

  • Distância percorrida: 39 km
  • Dificuldade da trilha: moderada
  • Nota Wikiloc: 5,0
  • Precisa de guia: não

4. Trilha Cachoeira do Mangue

Outra opção de trilha para quem quer tomar um banho refrescante é a Trilha Cachoeira do Mangue.

Saindo de Tiradentes, a partir do bairro do Pacu, a trilha possui 2,6 km de extensão. O trajeto é quase todo íngreme, mas vale a pena.

Caso queira economizar alguns passos, aqui vai minha dica: essa cachoeira é mais acessível para quem escolhe iniciar a Trilha do Mangue partindo do bairro de Águas Santas, em Prados. Nesse percurso, são 2,4 km de extensão.

Independente do caminho que escolher, tenho certeza que a experiência será incrível.

A trilha do Mangue possui quatro cachoeiras ao longo do percurso. A Cachoeira Bom Despacho, a primeira no caminho, oferece dois pequenos poços ideais para banho.

Seguindo à direita, enfrentamos uma subida desafiadora que nos leva à Cachoeira do Meio, onde um poço convida para um mergulho revigorante.

Em seguida, seguimos subindo até a Cachoeira dos Anjos, que também possui um poço para banho. Por fim, a trilha fica mais leve em direção ao Poço Fundo, onde temos um refrescante momento de relaxamento.

A partir daí, o caminho é quase plano até a Cachoeira do Mangue. Lá, você vai encontrar várias entradas para o rio e diversos poços para banho.

Informações úteis

  • Distância percorrida: 2,6 km
  • Dificuldade da trilha: moderada
  • Nota Wikiloc: 4,0
  • Precisa de guia: não

5. Trilha Cachoeira Bom Despacho

Para aqueles que optam por explorar de carro, a Estrada Velha de Tiradentes é uma boa opção para conhecer a Cachoeira Bom Despacho.

Porém, esse é o percurso mais cheio de turistas. Afinal de contas, esta cachoeira oferece um acesso incrivelmente fácil, seja a pé ou de carro.

Independente disso, considero a Cachoeira do Bom Despacho um local ótimo para banhos refrescantes, piqueniques e pura contemplação da natureza.

Para chegar até a cachoeira, basta sair da Praça de São Sebastião e seguir pela Avenida Ministro Gabriel Passos, no sentido de Tiradentes, por aproximadamente 2,4 km.

Não se engane: a facilidade de acesso não compromete a experiência que essa trilha proporciona.

Informações úteis

  • Distância percorrida: 2,4 km
  • Dificuldade da trilha: leve
  • Precisa de guia: não
Tiago Balestra
Tiago Balestra

Proprietário da Pousada Residência Balestra, mineiro de Santa Rita do Sapucaí, 43 anos. Sou uma pessoa centrada e que gosta de receber seus hóspedes de forma cordial com toda a atenção merecida, deixando-os que se sintam em casa. Casado com Roseli, tenho dois filhos e não poderia deixar de falar dos meus pets, que me fazem companhia todos os dias, inclusive na recepção aos hóspedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Tiradentes!